Santa Maria do Circo
Ficha técnica
autor: David Toscana
direção e adaptação: Ivo Fernandes
supervisão e dramaturgia: Amir Haddad
elenco: Antonio Pedro, Anselmo Vasconcellos, Xando Graça, Andrea Dantas, Lourival Prudêncio, Glaucio Gomes, Isaac Bernat, Aurélio de Simoni, Biá Napolitani, Marina Salomon e Thiago Magalhães
direção de arte: Helio Eichbauer
cenografia e figurinos: Marieta Spada
ilustração da cenografia: Luiz Henrique Sá
iluminação: Aurélio de Simoni
trilha sonora: Caíque Botkay
produção: Sula Villela
2009
O espetáculo Santa Maria do Circo estreou dia 22 de maio de 2009, no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, com temporada até 5 de julho do mesmo ano.
Sobre a peça
O espetáculo Santa Maria do Circo conta a história de uma trupe circense desgarrada que funda uma sociedade em pleno deserto. Dela fazem parte os mais pitorescos personagens, com direito a anão, mulher barbada, mágico, contorcionista, homem bala, dançarina, equilibrista, o fortão e um único animal: um porco. Esse insólito grupo é, na verdade, a parte que coube a Dom Alejo depois do rompimento com seu irmão e sócio, Dom Ernesto, no Grande Circo Mantecón. Na divisão de bens, o irmão mais esperto escolhe, separa e fica com as feras, deixando os monstros para Alejo. Ele e os oito artistas que sobraram partem então com sua lona para a próxima cidadezinha, Sierra Vieja, e decidem que a única forma de tomar posse legítima do lugar é refundá-lo, nomear de novo o vilarejo e reiniciar sua história.