Ficha técnica
realização: Museu de Arte Moderna de São Paulo
curadoria: Nelson Aguilar
projeto expográfico: Helio Eichbauer e Luiz Henrique Sá (assistente)
consultoria musical: Henrique Lian
pesquisa iconográfica: Helio Eichbauer, Nelson Aguilar e Valéria Lamego
design gráfico (catálogo): Fernando Lemos e Cláudio Ferlauto
restauração do painel de azulejos: Antônio Sarasá
produção: Equipe MAM
assessoria de comunicação: Conteúdo Comunicação
2007
Museu de Arte Moderna de São Paulo, de 26 de abril a 03 de junho de 2007.
Sobre a exposição
Antecipando em um ano as comemorações do centenário de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), artista portuguesa, naturalizada francesa em 1956, o curador Nelson Aguilar reuniu na Grande Sala do museu paulistano 116 obras a fim de retratar não só a sua produção artística, mas também o espírito artístico da época em que ela viveu no Brasil (1940 a 1947), evidenciando sua estreita relação com artistas, músicos e também poetas brasileiros, principalmente com o núcleo carioca, centrado no bairro histórico de Santa Teresa.
Para traçar um amplo panorama da carreira de uma das mais importantes artistas plásticas do século 20, foram exibidas obras tanto de seu período no Brasil quanto anteriores e posteriores. Um dos destaques da mostra foi o processo de restauro de uma de suas obras mais lapidares, o painel de azulejos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Integraram a exposição obras de diversas coleções e instituições brasileiras e européias como a Fundação Arpad Szenes e Vieira da Silva, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Coleção do Metrô de Portugal, todas de Portugal, além da Coleção Roberto Marinho, Coleção do Museu Murilo Mendes, de Juiz de Fora, MG, e a Coleção Gilberto Chateaubriand do Rio de Janeiro, entre outras.
A museografia da exposição ficou ao cargo de Helio Eichbauer (assistido por Luiz Henrique Sá) e o catálogo, com o artista plástico português radicado no Brasil Fernando Lemos (assistido por Cláudio Ferlauto). Para a publicação, houve textos do regente Henrique Lian (também responsável pela consultoria musical da exposição, com audição de peças que integravam o ambiente da artista) e da ensaísta Valéria Lamego, além de textos do próprio curador.
A montagem ficou a cargo do cenógrafo Hélio Eichbauer, que criou corredores largos e imprimiu fotos da artista sobre as paredes de vidro do MAM. “É uma exposição diurna. Queria que a imagem de Vieira da Silva interagisse com o espaço do parque Ibirapuera.”
"Gabriela Longman, Folha de São Paulo"