loading

Carioca: show de Chico Buarque

Category

Assistência de cenografia, Cenografia

Client

Chico Buarque

Link

Website

Ficha técnica

intérprete: Chico Buarque

maestro, arranjador e diretor musical: Luiz Claudio Ramos

músicos: João Rebouças (piano), Bia Paes Leme (teclados), Wilson das Neves (bateria), Chico Batera (percussão), Jorge Helder (contrabaixo) e Marcelo Bernardes (flauta)

cenografia: Helio Eichbauer

assistente de cenografia: Luiz Henrique Sá

iluminação: Maneco Quinderé

figurinos: Marcelo Pies

produção: Vinícius França

2006-2007

O show Carioca estreou no dia 30 de agosto de 2006 no Tom Brasil Nações Unidas, em São Paulo, onde fez 25 apresentações até meados de outubro.

A temporada no Canecão, Rio de Janeiro, foi de 4 de janeiro a 11 de fevereiro de 2007.

A turnê do show terminou em junho de 2007, passando por mais 6 cidades (Campinas, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador).

Sobre o show

Após um hiato de sete anos, Chico voltou aos palcos apresentando o repertório do álbum Carioca, lançado pela Biscoito Fino e duplo disco de ouro por mais de cem mil cópias vendidas. Todas as 12 canções do álbum estavam presentes no roteiro, que incluiu ainda clássicos e algumas pérolas quase esquecidas, em um total de 29 músicas selecionadas por Chico. Para abrir o show, Chico escolheu “Voltei a Cantar”, repetindo o ídolo Mário Reis, que usou esta mesma música de Lamartine Babo para anunciar sua volta aos microfones após um longo período de ausência.

Também são cariocas o clima, o colorido efeito de luzes de Maneco Quinderé, o cenário de Helio Eichbauer (os contornos de Pão de Açúcar, Corcovado e Dois Irmãos traçados no ar) e até o pano de boca, reprodução de um desenho (“Melodias dos quatro quadrados do Brasil”) feito em 1947 pelo carioca Villa-Lobos. Mas era paulista a platéia, que saudou Chico Buarque por quase duas horas, contando com os três bis a que foi obrigado no fim.

"Luiz Fernando Vianna, Jornal O Globo (01/09/2006)"

Com o sutil e evocativo cenário de Helio Eichbauer no fundo e no alto – móbiles que estilizam o contorno das montanhas do Rio e a Lua – temos um jovem sexagenário cantando o melhor de sua obra madura.

"Jornal O Globo (03/08/2007)"

O cenário segue a singeleza de Chico e de Carioca. Concebido pelo premiado Helio Eichbauer, é inspirado nas montanhas cariocas como o Pão de Açúcar, Cara de Cão, Dois Irmãos e Corcovado. Uma outra peça representa, por vezes, o sol e, por vezes, a lua. Tudo depende da iluminação excelente de Maneco Quinderé. No fundo da cena, apenas uma corda azul recriando a linha do horizonte.

"Carlos Gustavo Yoda , Carta Maior"