loading

Macbeth

Category

Assistência de cenografia, Cenografia

Client

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Link

Website

Ficha técnica

compositor: Giuseppe Verdi

libreto: Andrea Maffei e Francesco Maria Piave

direção: Sérgio Britto

regência: Silvio Barbato

solistas: Mariana Zvetkova, Janete Dornellas, Rodrigo Esteves e Manuel Alvarez 

cenografia: Helio Eichbauer

iluminação: Helio Eichbauer e Adriana Ortiz

coreografia: Fabio de Mello

assistente de cenografia: Luiz Henrique Sá

2005

Antes desta montagem, a única vez que Macbeth foi apresentada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi em 1964, e mesmo assim em versão reduzida.

Esta montagem, dirigida por Sérgio Britto, foi feita em sua versão integral, incluindo o balé de 13 minutos criado para a versão francesa. O espetáculo estreou no dia 28 de abril de 2005.

Sobre a ópera

Composta na juventude de Verdi, Macbeth só estreou em 1847, em Florença. Dividida em quatro atos, a obra baseada na história homônima de William Shakespeare se passa na Escócia e Inglaterra do século XI. A composição foi revista pelo próprio Verdi quando de sua estreia em Paris, 17 anos depois.

Foi o cenógrafo Hélio Eichbauer quem alertou Sérgio Britto: “Você sabe o que estamos fazendo? Uma ópera expressionista”. O diretor já intuía isso, mas ainda não tinha aplicado o adjetivo às suas idéias sobre “Macbeth”, a ópera de Giuseppe Verdi, baseada na peça de Shakespeare […].
“A minha encenação é escura, soturna, só com um farol sobre os cantores, porque “Macbeth” é o nosso lado tenebroso, aquele que precisamos esconder. Nada na montagem é realista. Tudo é estranho”, afirma ele.

"Luiz Fernando Vianna, Folha de São Paulo"