A foreign sound: show de Caetano Veloso
Ficha técnica
show: Caetano Veloso
músicos: Carlos Bala, Jorge Helder, Léo Reis, Lula Galvão, Pedro Sá
cenografia: Helio Eichbauer
direção musical: Jaques Morelembaum
iluminação: Maneco Quinderé
assistente de cenografia: Luiz Henrique Sá
2004
Depois de mais de 30 anos de “namoro” com a música americana, Caetano Veloso lançou seu 41º álbum, A foreign sound, com 23 clássicos .
O lançamento do CD foi no Carnegie Hall, em Nova Iorque. Mas a estréia do show que faria turnê mundial aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 27 de maio de 2004.
Sobre a cenografia do show
A cenografia de Helio Eichbauer para o show A foreign sound trazia um grande painel tipográfico de inspiração construtivista, onde a simbiose entre as palavras sugeria a simbiose Brasil – Estados Unidos. As relações entre as palavras transformadas em malha gráfica devem ser exploradas para o entendimento dos símbolos usados. Por exemplo, a palavra “love” conter, em seu desenho, a raiz quadrada de 3: uma impossibilidade.
A poesia concreta do cenário de A Foreign Sound – novo show (e também nome do novo disco) de Caetano Veloso – já insinuava o que estava por vir: a palavra inglesa RIVER grafada de modo a poder ser lida ao revés – REVIR. O dicionário Houaiss nos lembra que “revir” pode ser entendido tanto na acepção de “ver novamente” (o que nos remete ao termo revisitação) quanto na de “retornar pelo mesmo caminho”. É como se o cantor-compositor, acostumado a “caminhar contra o vento”, resolvesse agora se jogar contra a correnteza, um movimento bastante comum em sua obra.
"Marcos Lemos, crítico, EntreCantos"