loading

ACG0007

Fundamentos em Cenografia e Indumentária

Ementa

A disciplina Fundamentos em Cenografia e Indumentária (ACG0007) busca fazer, analiticamente, uma reflexão sobre os principais conceitos de cenografia, espaço cênico e indumentária no teatro ocidental. Neste sentido, trabalharemos com as relações da cenografia com a arquitetura teatral, sob uma perspectiva histórica e estética. Serão estudadas as lógicas de visibilidade e de espacialização teatral produzidas pelas culturas clássica, medieval, moderna e contemporânea.

Objetivos

Com este curso, pretende-se informar o aluno sobre os principais paradigmas arquitetônicos e espaço-visuais teatrais produzidos pela cultura ocidental. Ao final do curso, espera-se que o estudante formalize uma imagética da história do teatro ocidental, sob o ponto de vista da cenografia e da indumentária.

Pretende-se, finalmente, a sensibilização para a percepção de formas e sentidos produzidos pela linguagem espaço-visual teatral e suas representações no espaço e no corpo, como resultante de processos culturais históricos.

Metodologia do curso

Esta é uma disciplina de caráter histórico-teórico, com informações bibliográficas e apresentações visuais sobre cenografia, arquitetura teatral e indumentária.

Praticamente todas as aulas serão estruturadas com a apresentação, por um grupo de alunos, de fichamento sobre a bibliografia indicada para a aula. Espera-se que, destes fichamentos, sejam levantados os principais pontos do textos, assim como dúvidas e comentários pertinentes. A partir das apresentações, pretende-se desenvolver uma discussão em sala de aula, com a participação de todos os alunos, sobre os temas tratados.

Juntamente aos fichamentos, haverá apresentações, com auxílio de material audio-visual, sobre os pontos tratados na bibliografia estudada.

Como forma de avaliação, serão realizadas duas provas (uma ao meio e a última ao fim do período), além da nota do fichamento.

Calendário de aulas - 2018/1

dias e horários das aulas: Quartas e Sextas-feiras, de 15 às 17 horas
local: Sala III-501 – Escola de Teatro/CLA/UNIRIO

 

AULA DE APRESENTAÇÃO
14 de março de 2018 (quarta-feira)

AULA 01 – introdução e conceitos
16 de março de 2018 (sexta-feira)

_introdução ao curso
_conceitos de cenografia
_semiologia na cenografia

AULA 02 – conceitos
21 de março de 2018 (quarta-feira)

_conceitos de cenografia ao longo da história
Bibliografia: HOWARD, Pamela. O que é cenografia? Trad. Carlos Szlak. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2015. Páginas: 19-23 (Visões de mundo); 27-34 (Medida por medida: representando no espaço); 225-250 (O grande mistério).

AULA 03 – conceitos de espaço
23 de março de 2018 (sexta-feira)

_Espaço absoluto / espaço relativo
_Espaços de realização teatral: dramático, gestual (ou lúdico), textual, interior, cênico e cenográfico.
_Conceitos de espaço cúbico e espaço esférico.
_Áreas de trabalho do cenógrafo: caixa branca (exposições, vitrines, interiores, stands comerciais, interferências espaciais, instalações) e caixa preta (teatro, cinema, televisão)

Bibliografia:

PAVIS, Patrice. Análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança-teatro, cinema. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005. Páginas: 139-147 (A experiência espacial; A experiência temporal).

SOURIAU, Etiénne. “O cubo e a esfera” in REDONDO JUNIOR (org. e trad.). O Teatro e sua estética. Segundo volume. Lisboa: Editora Arcádia, 1967. Páginas: 31-54.

AULA 04 – conceitos de indumentária
28 de março de 2018 (quarta-feira)

_Indumentária
_Figurino
_Trajes

NÃO HAVERÁ AULA NA SEXTA-FEIRA, DIA 30 DE MARÇO – FERIADO DA PAIXÃO

AULA 05 – Teatro Clássico (Grécia e Roma): Cenografia, arquiteturas cênicas e elementos cenográficos
04 de abril de 2018 (quarta-feira)

Bibliografia: BRANDÃO, Junito de Souza. Teatro Grego. Origem e evolução. Rio de Janeiro: Tarifa Aduaneira do Brasil, 1980. Páginas: 103-123 (O edifício do teatro grego).

AULA 06 – Teatro Clássico (Grécia e Roma): Cenografia, arquiteturas cênicas e elementos cenográficos
06 de abril de 2016 (sexta-feira)

Bibliografia: BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. ensaios sobre fotografia, cinema, pintura, teatro e música. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. Páginas: 61-79 (O teatro grego)

AULA 07 – Teatro Medieval: Cenografia, arquiteturas cênicas e elementos cenográficos
11 de abril de 2018 (quarta-feira)

_ O caminho da encenação teatral medieval: das igrejas para as ruas.
_A ordem simultânea

Bibliografia: KOSOVSKI, Lidia. Teatro e encenação: um olhar sobre o palco. (Dissertação de Mestrado) Rio de Janeiro: Escola de Comunicação / Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1992. Páginas: 22-44 (Da liturgia medieval aos mistérios do século XV: as santas escrituras se concretizam no espaço).

Bibliografia complementar: ROSENFELD, AnatolO teatro épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000. Páginas: 43-52 (O teatro medieval).

AULA 08 – Teatro Medieval: Cenografia, arquiteturas cênicas e elementos cenográficos
13 de abril de 2018 (sexta-feira)

_ O caminho da encenação teatral medieval: das igrejas para as ruas.
_A ordem simultânea

Bibliografia: CARLSON, Marvin. “A cidade como teatro.” O Percevejo Online. Volume 4. Número 1. Rio de Janeiro: PPGAC/UNIRIO, Jan.-Jun. 2012.

AULA 09 – Século XIV: a representação do espaço em transformação – perspectiva
18 de abril de 2018 (quarta-feira)

Bibliografia: WERTHEIM, Margaret. Uma história do espaço de Dante à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001. Páginas: 57-89 (Espaço físico).

AULA 10 – Renascença italiana
20 de abril de 2018 (sexta-feira)

_Teatro na Renascença italiana: redescoberta da cultura clássica.
_Interpretações do tratado De Architectura, de Vitrúvio.

Bibliografia: CERRI, Vania Cristina. Os aparelhadores de cenas e a preceituação da prática cênica: uma reflexão sobre a obra de Sebastiano Serlio. (Tese de Doutorado) São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo / Universidade de São Paulo, 2011. Páginas: 114-135 (Primícias da terminologia cênica: de Vitrúvio a Serlio).

AULA 11 – Renascença italiana
25 de abril de 2018 (quarta-feira)

_Perspectiva linear: desenvolvimento das temáticas cenográficas e do espaço cênico (Cenografia, arquiteturas cênicas e elementos cenográficos).
_Brunelleschi, Peruzzi, Serlio, Palladio, Scamozzi etc.

Bibliografia: KOSOVSKI, Lidia. Comunicação e espaço cênico: do cubo teatral à cidade escavada. (Tese de doutorado) Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000. Páginas: 19-33 (O edifício teatral e a cidade).

AULA 12 – Teatro Elisabetano
27 de abril de 2018 (sexta-feira)

Bibliografia: MÖDINGER, Carlos Roberto. Da página ao palco: texto e cena em Sonho de uma noite de verão. (Dissertação de Mestrado) Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2006. Páginas: 29-40 (A cena elisabetana).

SILVA, Joana Angélica Lavallé de M. Espaços para Shakespeare no percurso de grupos teatrais brasileiros: Nós do Morro, Bando de Teatro Olodum e Galpão. (Dissertação de Mestrado) Rio de Janeiro: PPGAC/UNIRIO, 2014. Páginas: 13-20 (O espaço da cena elisabetana).

AULA 13 – Jeu de Paume e Século de Ouro Espanhol
02 de maio de 2018 (quarta-feira)

_Espanha: Teatro no século de ouro espanhol (Cenografia, arquiteturas cênicas e elementos cenográficos).
_França: a ocupação teatral das salas de Jeu de Paume

Bibliografia: LIMA, Evelyn Furquim Wernek. “Arquitetura teatral no século XVII: o processo de italianização do modelo francês dos jeux de paume. A cenografia do period e as transformações da arquitetura.” O Percevejo Online. Volume 4. Número 1. Rio de Janeiro: PPGAC/UNIRIO, Jan.-Jun. 2012.

AULA 14 – PRIMEIRA AVALIAÇÃO
04 de maio de 2018 (sexta-feira)

AULA 15 – Classicismo francês
09 de maio de 2018 (quarta-feira)

Bibliografia: ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2003. Páginas: 41-51 (A regra unitária).

AULA 16 – Cenografia na ópera barroca
11 de maio de 2018 (sexta-feira)

_Desenvolvimento do espaço teatral (caixa cênica italiana) e da cenografia (perspectiva desaxial).
_Ópera;
_Profissionalização crescente da Cenografia: Aleotti, família Galli Bibiena, Orsini, Berain, Servandoni etc.

Bibliografia: CÂMARA, Maria Alexandra T. Gago da. “A teatralidade do barroco e a representação de espaços efêmeros – proposta de leitura do espaço cênico na opera setecentista.” Revista Portuguesa de Musicologia. Volume 3. Lisboa: Associação Portuguesa de Ciências Musicais, 1993. P. 147-154.

AULA 17 – Caixa cênica italiana
16 de maio de 2018 (quarta-feira)

_ Tipos de espaço teatral: teatro de arena, teatro elisabetano (ou isabelino), teatro italiano, palco circundante, espaço múltiplo, espaços arquitetônicos alternativos e espaços ao ar livre.
_ Elementos da caixa cênica italiana.

AULA 18 – Século XIX: dispositivos ópticos de entretenimento e a questão do observador
18 de maio de 2018 (sexta-feira)

_Tecnologias de iluminação.
_Panoramas, dioramas e demais dispositivos ópticos.

Bibliografia: CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. Páginas: 11-32 (A modernidade e o problema do espectador)

AULA 19 – Realismo e Naturalismo
23 de maio de 2018 (quarta-feira)

_Teatro e Cenografia na Modernidade: mudança de paradigmas.
_Realismo e Naturalismo: Antoine, Stanislavski.

Bibliografia: ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral, 1880-1980. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1998. Páginas: 19-44 (O nascimento do teatro moderno).

AULA 20 – Obra de arte total wagneriana (Gesamtkunstwerk)
25 de maio de 2018 (sexta-feira)

Bibliografia: DUDEQUE, Norton. “O drama wagneriano e o papel de Adolphe Appia em suas transformações cênicas”. Revista Científica da Faculdade de Artes do Paraná, vol. 4, num. 1, pp. 1-16, Jan.-Jun. 2009.

AULA 21 – Simbolismo: Adolphe Appia
30 de maio de 2018 (quarta-feira)

Bibliografia: APPIA, Adolphe. A obra de arte viva. Lisboa: Ed. Arcádia, s/d. Páginas: 19-60 (Os elementos).

NÃO HAVERÁ AULA NA SEXTA-FEIRA, DIA 01 DE JUNHO, DEVIDO AO FERIADO “ENFORCADO” – CORPUS CHRISTI

AULA 22  – Simbolismo: Edward Gordon Craig
06 de junho de 2018 (quarta-feira)

Bibliografia: CRAIG, Edward Gordon. Da arte do teatro. Lisboa: Ed. Arcádia, s/d. Páginas: 33-36 (Prefácio da edição francesa de 1943) e 54-73 (Do cenário e do movimento).

AULA 23 – A cenografia nos movimentos de vanguarda
08 de junho de 2018 (sexta-feira)

_Cubismo, futurismo, expressionismo, surrealismo, construtivismo.
_Os pintores na Cenografia: Lugné-Poe e Ballets Russes de Diaghilev.
_O Teatro na Bauhaus: pensamento na ocupação espacial, “partitura teatral”, arte de síntese.

Bibliografia: DRAGO, Niuxa Dias. A cenografia de Santa Rosa: espaço e modernidade. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2014. Páginas: 27-50 (A arte moderna à europeia).

PICON-VALLIN, Béatrice. A arte do teatro: entre a tradição e a vanguarda. Meyerhold e a cena contemporânea. Org. Fátima Saadi. Rio de Janeiro: 7Letras/Teatro do Pequeno Gesto, 2013. Páginas: 102-135 (A encenação: visão e imagens).

AULA 24 – Cenografia moderna latino-americana
13 de junho de 2018 (quarta-feira)

Bibliografia: DRAGO, Niuxa Dias. A cenografia de Santa Rosa: espaço e modernidade. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2014. Páginas: 67-84 (A cenografia no teatro do Brasil 1930-1940).

AULA 25 – Cenografia e tecnologia no séc. XX
15 de junho de 2018 (sexta-feira)

Bibliografia: PICON-VALLIN, Béatrice. A cena em ensaios. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2008. Páginas: 99-111 (Jacques Polieri na história das artes do espetáculo).

AULA 26 – Cenografia e tecnologia no séc. XX
20 de junho de 2018 (quarta-feira)

Bibliografia: SÁ, Luiz Henrique. “Fotografia em espaços cenográficos: apontamentos sobre o efeito de real”. Conexões fotográficas. : André Monat e Barbara Szaniecki. Rio de Janeiro: E-papers, 2014. Páginas: 103-127.

AULA 27 – Cenografia pós-moderna
22 de junho de 2018 (sexta-feira)

Bibliografia: ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral, 1880-1980. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1998. Páginas: 81-118 (A explosão do espaço).

AULA 28 – Cenografia pós-moderna
27 de junho de 2018 (quarta-feira)

Bibliografia: ARONSON, Arnold. “Cenografia pós-moderna”. Cadernos de teatro, num. 130. Rio de Janeiro: O Tablado, 1992. Páginas: 09-19.

AULA 29 – SEGUNDA AVALIAÇÃO
29 de junho de 2018 (sexta-feira)

AULA 30 – NOTAS
04 de julho de 2018 (quarta-feira)

AULA 31 – PROVA FINAL
06 de julho de 2018 (sexta-feira)