ACG0007
Fundamentos em Cenografia e Indumentária
Ementa
A disciplina Fundamentos em Cenografia e Indumentária (ACG0007) busca fazer, analiticamente, uma reflexão sobre os principais conceitos de cenografia, espaço cênico e indumentária no teatro ocidental. Neste sentido, trabalharemos com as relações da cenografia com a arquitetura teatral, sob uma perspectiva histórica e estética. Serão estudadas as lógicas de visibilidade e de espacialização teatral produzidas pelas culturas clássica, medieval, moderna e contemporânea.
Objetivos
Com este curso, pretende-se informar o aluno sobre os principais paradigmas arquitetônicos e espaço-visuais teatrais produzidos pela cultura ocidental. Ao final do curso, espera-se que o estudante formalize uma imagética da história do teatro ocidental, sob o ponto de vista da cenografia e da indumentária.
Pretende-se, finalmente, a sensibilização para a percepção de formas e sentidos produzidos pela linguagem espaço-visual teatral e suas representações no espaço e no corpo, como resultante de processos culturais históricos.
Metodologia do curso
Esta é uma disciplina de caráter histórico-teórico, com informações bibliográficas e apresentações visuais sobre cenografia, arquitetura teatral e indumentária.
Praticamente todas as aulas serão estruturadas com a apresentação, por um grupo de alunos, de fichamento sobre a bibliografia indicada para a aula. Espera-se que, destes fichamentos, sejam levantados os principais pontos do textos, assim como dúvidas e comentários pertinentes. A partir das apresentações, pretende-se desenvolver uma discussão em sala de aula, com a participação de todos os alunos, sobre os temas tratados.
Juntamente aos fichamentos, haverá apresentações, com auxílio de material audio-visual, sobre os pontos tratados na bibliografia estudada.
Como forma de avaliação, serão realizadas duas provas (uma ao meio e a última ao fim do período), além da nota do fichamento.
Calendário de aulas - 2018/1
dias e horários das aulas: Quartas e Sextas-feiras, de 15 às 17 horas
local: Sala III-501 – Escola de Teatro/CLA/UNIRIO
AULA DE APRESENTAÇÃO
14 de março de 2018 (quarta-feira)
AULA 01 – introdução e conceitos
16 de março de 2018 (sexta-feira)
_introdução ao curso
_conceitos de cenografia
_semiologia na cenografia
AULA 02 – conceitos
21 de março de 2018 (quarta-feira)
_conceitos de cenografia ao longo da história
Bibliografia: HOWARD, Pamela. O que é cenografia? Trad. Carlos Szlak. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2015. Páginas: 19-23 (Visões de mundo); 27-34 (Medida por medida: representando no espaço); 225-250 (O grande mistério).
AULA 03 – conceitos de espaço
23 de março de 2018 (sexta-feira)
_Espaço absoluto / espaço relativo
_Espaços de realização teatral: dramático, gestual (ou lúdico), textual, interior, cênico e cenográfico.
_Conceitos de espaço cúbico e espaço esférico.
_Áreas de trabalho do cenógrafo: caixa branca (exposições, vitrines, interiores, stands comerciais, interferências espaciais, instalações) e caixa preta (teatro, cinema, televisão)
Bibliografia:
AULA 04 – conceitos de indumentária
28 de março de 2018 (quarta-feira)
_Indumentária
_Figurino
_Trajes
NÃO HAVERÁ AULA NA SEXTA-FEIRA, DIA 30 DE MARÇO – FERIADO DA PAIXÃO
AULA 05 – Teatro Clássico (Grécia e Roma): Cenografia, arquiteturas cênicas e elementos cenográficos
04 de abril de 2018 (quarta-feira)
AULA 06 – Teatro Clássico (Grécia e Roma): Cenografia, arquiteturas cênicas e elementos cenográficos
06 de abril de 2016 (sexta-feira)
AULA 07 – Teatro Medieval: Cenografia, arquiteturas cênicas e elementos cenográficos
11 de abril de 2018 (quarta-feira)
_ O caminho da encenação teatral medieval: das igrejas para as ruas.
_A ordem simultânea
Bibliografia complementar: ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000. Páginas: 43-52 (O teatro medieval).
AULA 08 – Teatro Medieval: Cenografia, arquiteturas cênicas e elementos cenográficos
13 de abril de 2018 (sexta-feira)
_ O caminho da encenação teatral medieval: das igrejas para as ruas.
_A ordem simultânea
Bibliografia: CARLSON, Marvin. “A cidade como teatro.” O Percevejo Online. Volume 4. Número 1. Rio de Janeiro: PPGAC/UNIRIO, Jan.-Jun. 2012.
AULA 09 – Século XIV: a representação do espaço em transformação – perspectiva
18 de abril de 2018 (quarta-feira)
AULA 10 – Renascença italiana
20 de abril de 2018 (sexta-feira)
_Teatro na Renascença italiana: redescoberta da cultura clássica.
_Interpretações do tratado De Architectura, de Vitrúvio.
AULA 11 – Renascença italiana
25 de abril de 2018 (quarta-feira)
_Perspectiva linear: desenvolvimento das temáticas cenográficas e do espaço cênico (Cenografia, arquiteturas cênicas e elementos cenográficos).
_Brunelleschi, Peruzzi, Serlio, Palladio, Scamozzi etc.
AULA 12 – Teatro Elisabetano
27 de abril de 2018 (sexta-feira)
AULA 13 – Jeu de Paume e Século de Ouro Espanhol
02 de maio de 2018 (quarta-feira)
_Espanha: Teatro no século de ouro espanhol (Cenografia, arquiteturas cênicas e elementos cenográficos).
_França: a ocupação teatral das salas de Jeu de Paume
AULA 14 – PRIMEIRA AVALIAÇÃO
04 de maio de 2018 (sexta-feira)
AULA 15 – Classicismo francês
09 de maio de 2018 (quarta-feira)
AULA 16 – Cenografia na ópera barroca
11 de maio de 2018 (sexta-feira)
_Desenvolvimento do espaço teatral (caixa cênica italiana) e da cenografia (perspectiva desaxial).
_Ópera;
_Profissionalização crescente da Cenografia: Aleotti, família Galli Bibiena, Orsini, Berain, Servandoni etc.
AULA 17 – Caixa cênica italiana
16 de maio de 2018 (quarta-feira)
_ Tipos de espaço teatral: teatro de arena, teatro elisabetano (ou isabelino), teatro italiano, palco circundante, espaço múltiplo, espaços arquitetônicos alternativos e espaços ao ar livre.
_ Elementos da caixa cênica italiana.
AULA 18 – Século XIX: dispositivos ópticos de entretenimento e a questão do observador
18 de maio de 2018 (sexta-feira)
_Tecnologias de iluminação.
_Panoramas, dioramas e demais dispositivos ópticos.
AULA 19 – Realismo e Naturalismo
23 de maio de 2018 (quarta-feira)
_Teatro e Cenografia na Modernidade: mudança de paradigmas.
_Realismo e Naturalismo: Antoine, Stanislavski.
AULA 20 – Obra de arte total wagneriana (Gesamtkunstwerk)
25 de maio de 2018 (sexta-feira)
AULA 21 – Simbolismo: Adolphe Appia
30 de maio de 2018 (quarta-feira)
Bibliografia: APPIA, Adolphe. A obra de arte viva. Lisboa: Ed. Arcádia, s/d. Páginas: 19-60 (Os elementos).
NÃO HAVERÁ AULA NA SEXTA-FEIRA, DIA 01 DE JUNHO, DEVIDO AO FERIADO “ENFORCADO” – CORPUS CHRISTI
AULA 22 – Simbolismo: Edward Gordon Craig
06 de junho de 2018 (quarta-feira)
AULA 23 – A cenografia nos movimentos de vanguarda
08 de junho de 2018 (sexta-feira)
_Cubismo, futurismo, expressionismo, surrealismo, construtivismo.
_Os pintores na Cenografia: Lugné-Poe e Ballets Russes de Diaghilev.
_O Teatro na Bauhaus: pensamento na ocupação espacial, “partitura teatral”, arte de síntese.
AULA 24 – Cenografia moderna latino-americana
13 de junho de 2018 (quarta-feira)
AULA 25 – Cenografia e tecnologia no séc. XX
15 de junho de 2018 (sexta-feira)
AULA 26 – Cenografia e tecnologia no séc. XX
20 de junho de 2018 (quarta-feira)
AULA 27 – Cenografia pós-moderna
22 de junho de 2018 (sexta-feira)
AULA 28 – Cenografia pós-moderna
27 de junho de 2018 (quarta-feira)
Bibliografia: ARONSON, Arnold. “Cenografia pós-moderna”. Cadernos de teatro, num. 130. Rio de Janeiro: O Tablado, 1992. Páginas: 09-19.
AULA 29 – SEGUNDA AVALIAÇÃO
29 de junho de 2018 (sexta-feira)
AULA 30 – NOTAS
04 de julho de 2018 (quarta-feira)
AULA 31 – PROVA FINAL
06 de julho de 2018 (sexta-feira)